“(...) Compreendia agora que passara o tempo de sofrer passivamente, e das lamentações que nada resolvem; agora cumpria fazer fosse o que fosse, o mais depressa possível. Era necessário tomar desde já uma resolução qualquer ou...
“Ou renunciar à vida!”, exclamou ele subitamente, “aceitar, de uma vez por todas, o destino como ele é, sufocar todas as aspirações, abdicar definitivamente ao direito de ser livre, de viver, de amar!...” (Crime e Castigo, pág. 56).
Acabo de ler "Crime e Castigo" de Dostoiévski e fiquei encantado com o livro e com o autor. A profundidade com que descreve o caráter dos personagens e a habilidade com que nos fala de seus pensamentos e atitudes, descreve situações, é incrível. Acabei o livro e pensei: ele bem poderia ter continuado a escrevê-lo por mais 500 páginas se quisesse, tranquilamente. E eu certamente acompanharia 'preso' ao livro, como fiquei durante esses dias de leitura.
Bom, mas não vou comentar mais sobre o livro em si agora. Recomendo que, se tem interesse, passe no clube de leitura do LLL. Logo, depois do dia 30, pipocarão comentários interessantes sobre o livro em diversos blogs. E o LLL será o ponto de encontro.


Se há algo que gostaria que mudasse era que o nome do autor fosse menor e estivesse abaixo do título. Talvez a decisão de colocá-lo acima do título e quase do tamanho deste tenha sido ‘meramente’ comercial. Pois bem... uma boa capa, além de estar em sintonia com o conteúdo do livro, deve também ajudar a vendê-lo. Não é esse também objetivo do design gráfico? É uma ótima capa.
Em uma rápida pesquisa no google e na amazon encontrei algumas capas estrangeiras. Percebe-se que muitos seguem a linha que a 34 adotou, utilizando ilustrações que demonstram um homem de aspecto sombrio, com ares pensativo. Ao que me parece duas delas utilizam fotos do próprio Dostoiévski. Muito bom, as imagens nos passam muito de Raskólnikov, personagem principal do livro.





Obs.: Encontrei também um belo trabalho em xilogravura que retrata uma das partes mais interessantes do livro, quando Raskólnikov conversa com Sônia em seu quarto. Só não reproduzo a imagem aqui por causa de algumas linhas no final do site: "No part of this web site may be reproduced, in any form, by any means, including mechanical, electronic, photocopying, or otherwise, without prior written consent of Stephen and Sabina Fascione Alcorn." (Oh, céus! Que se espalhe logo a Creative Commons! Estaria eu roubando a imagem apenas reproduzindo-a aqui? Bah! Visitem o site, vejam a imagem e deixem eles que se surpreendam ao verem algumas visitas vindas desse blog e exclamem: "WTF is this guy talking about us?" Creative Commons!!) :P
(update) Er... olha o que eu achei:

Capa do filme "Crime e Castigo". Qualquer semelhança com a capa do livro editado pela Martin Claret é mera concidência! :P